Assim nasceu a nossa associação da Polícia Civil do Território Federal de Rondônia

Hoje trazemos aqui um importante marco do nascimento da nossa Associação e agora Sindicato Sinpol. No dia 06 […]


Assim nasceu a nossa associação da Polícia Civil do Território Federal de Rondônia

Hoje trazemos aqui um importante marco do nascimento da nossa Associação e agora Sindicato Sinpol.
No dia 06 de setembro de 1979 (há 41 anos) o Jornal o Guaporé publicava o Edital convocando os Associados Fundadores da Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Território Federal de Rondônia.
A Comissão Eleitoral composta pelo Saudoso Agente de Criminalista João Rebosco da Silva, e do subdelegado Francisco Jaime de Lima Maia e a escrivã Delma Somoza Burton, lançaram o Edital no dia 4/09 nos murais da Central de Polícia, DPs e Institutos, e dia 6 na Imprensa Local.
A Associação nascida da necessidade de congregarmos a Classe em torno de defesa dos nossos objetivos e necessidades, fruto de uma idéia dada pelo então advogado Dr. Bonfim que nos incentivou e até forneceu material a Sérgio Barriga e outros agentes do 1⁰ DP, o que foi levado ao Jaime Lima que abraçou a idéia, e após várias reuniões, preparação do Estatuto próprio, foi finalmente convocada a eleição, com Chapa Única, eleita por aclamação. Aí foi plantada a verdadeira semente do Associativismo e futuro sindicalismo da nossa amada Polícia Civil de Rondônia.
Texto: João Paulo das Virgens
Foto: Arquivo Pessa de Delma Somoza Burton.


Seja o primeiro a colaborar

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email