O tempo que Rondônia tinha os seus Distritos Policiais – João Paulo das Virgens

O TEMPO QUE RONDÔNIA TINHA A NOSSA SSP E SEUS DISTRITOS POLICIAIS. Nós somos a breve lembrança do […]


O tempo que Rondônia tinha os seus Distritos Policiais – João Paulo das Virgens

O TEMPO QUE RONDÔNIA TINHA A NOSSA SSP E SEUS DISTRITOS POLICIAIS.

Nós somos a breve lembrança do que foi a Polícia Cívil de Rondônia. Hoje já não temos mais um DP como referência, virou tudo UNISP e não tem mais a cara da SSP que foi tão forte e que marcamos época. Cada Delegacia com suas próprias características (o 2º DP ninguém queria trabalhar por causa da lonjura, isolamento e da malária, era chamado por nós de Fazendinha) o 3º DP era bom para os boêmios (como eu 😂😂) pois cobria a Zona Boêmia da cidade, o tradicional Bairro do Roque e suas Boates.

E 1º DP, o meu DP era uma festa também com o fluxo de barcos chegando e saindo para o interior e Manaus, levando e trazendo os ribeirinhos e suas produções e mercadorias produzidas nas vazantes e com eles também chegavam os “marreteiros” de Manaus com seus importados.

Depois vieram o 4º e o 5º DPs com a expansão da cidade na década de 80 com as famosas invasões e Bairros surgindo da noite para o dia. O 4º DP no Bairro Nova Floresta e o 5º DP no Bairro Nova Porto Velho. Como lembrava hoje com a colega Angela Angeli, na época onde a SSP era bem definida. Com o Secretário de Segurança Pública mandando no Comando da PM, no DGPC e no DPT (Departamento de Polícia Técnica) onde até o Detran era subordinado ao Capitão Nélio Lins Guimarães e ao Secretário de Segurança Pública. Tempo que se foi, nem os arcabouços das Delegacias, da SSP na Esplanada das Secretárias nem o Ditel existe mais. Ficamos nós, os Destemidos Pioneiros que como Sentinelas Avançadas que sucedemos os honrados Guerreiros da Velha e Briosa Guarda Territorial, hoje só temos as boas lembranças e a saudade de cada um que já pegou sua senha (como diz o também colega aposentado Iran Paixão) e embarcou no Carrossel para brilhar nos Céus de Rondônia.

Vilhena, 13 de março de 2020. *JOÃO PAULO DAS VIRGENS LIMA* Policial aposentado do Ex-Território Federal de Rondônia.
*Texto sem revisão do Autor.
Foto 1 do Saudosismo Portovelhense. A Central de Polícia hoje DGPC.
Foto 2 do acervo pessoal do autor, que na foto da época era subdelegado de Polícia Cívil do Território Federal de Rondônia e Comissário no 1º Distrito Policial no Bairro do Cai Nágua, ao final da Av. Percival Farquar.


1 Comentário

  1. JOSĖ LEITE disse:

    Inicio Primeiro DP com o Ilustre Dr Marcos Maia o qual era citado muitas vezes na Academia como exemplo. Depois Plantão na Farquar, em sequencia Terceiro , Quarto DP . Inaugurei Delegacia de Itapuã e me aposentei em Espigão do Oeste

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email