Neste domingo haverá eleições para prefeitos e vereadores e precisamos, enquanto cidadãos conscientes e responsáveis, votar com sensatez e sabedoria, tendo em vista que o nosso voto será decisivo para as nossas cidades nos próximos quatro anos. Votar é um compromisso de cidadania e como tal deve ser baseado na avaliação no perfil do candidato e na sua conduta como cidadão, como pai/mãe, como filho(a), como esposo(a), como é o seu relacionamento na comunidade onde está inserido(a).
Votar é um direito que deve ser exercido com base na ética e no compromisso com o município onde residimos. Muitas pessoas não exercem corretamente o direito ao voto e prejudicam a sua cidade porque se deixam levar por fatores que lhes proporcione benefícios ao invés de votarem com responsabilidade. O direito ao voto não deve ser exercido com base em paixões partidárias, como pagamento de favores e muito menos como consequência de amizades.
Votar de forma equivocada pode resultar em consequências desagradáveis que se estenderão por quatro longos anos. Nestas eleições, categorias profissionais têm candidatos a vereador e precisam estar unidas em torno de seus candidatos, mas os candidatos precisam preencher os requisitos necessários para que possam representar suas categorias.
Precisam ser éticos, comprometidos com as suas categorias profissionais e realmente estejam dispostos a trabalhar em prol de suas cidades e de seus moradores. Portanto, saber votar é saber exercer um direito como cidadão consciente de seus deveres e responsabilidades.
Victor Hugo Giudice Minuzzi
Diretor Secretário do Sinpfetro