O presidente do Sinpetro Airton Procópio informa que desde o ano passado, a pedido de vários sindicalizados, o desconto da mensalidade relativa ao 13º salário deixou de ser feita na segunda parcela paga no início de novembro e passou a ser descontada na primeira parcela paga no início de julho. A razão para tal mudança se deu porque a primeira parcela vem sempre sem quaisquer descontos e, portanto, o pagamento da mensalidade normal e mais o relativo ao 13º pesaria bem menos do que na segunda parcela de novembro, que vem com todos os descontos e consequentemente tem o valor menor do que a primeira. Sendo a mudança naquela oportunidade sido entendida por todos e elogiada.
Este ano conforme feito no ano passado foi enviado o arquivo para ser descontado agora no mês de junho o que em razão de problemas técnicos, um erro de sistema do Ministério do Planejamento junto com o Sigep, mas o arquivo ficou ativo e mesmo o Sindicato pedindo a devolução do arquivo, mas foi dito pelos técnicos, que o arquivo estava ativo e na hora que o problema fosse solucionado o desconto se que daria o que acontecerá infelizmente somente agora no contracheque do corrente mês.
O presidente Airton, em nome de toda a Diretoria do Sinpfetro, pede desculpas pelo contratempo ocorrido por falha no sistema, mas enfatiza que tal aconteceu na tentativa de fazer o melhor para os sindicalizados e para atender pedidos de muitos colegas, para efetuar tal desconto sempre no final de junho, como já foi explicado acima.