O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Secretaria de Gestão Pública, está implantando uma nova sistemática para facilitar o recadastramento dos aposentados e pensionistas da União. O recadastramento terá início em 1° de março de 2013, e será sempre no mês do seu aniversário. Quem faz aniversário nos meses de janeiro e fevereiro só precisará se recadastrar a partir de 2014, ficando resguardada a continuidade do recebimento do seu provento, reparação econômica mensal ou pensão no ano de 2013.
Para se recadastrar basta comparecer em qualquer agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal sempre no mês de aniversário. Se for correntista de um desses bancos, poderá realizar a atualização cadastral em qualquer agência do banco do qual é correntista. No ato do recadastramento deverá ser apresentado um documento oficial de identificação com foto e o CPF. Se o aposentado ou pensionista estiver impossibilitado de comparecer a uma agência bancária deverá ligar para a Central de Atendimento (Alô SEGEP) 08009782328 ou para a Unidade de Recursos Humanos do seu órgão de vinculação para solicitar visita domiciliar. Se estiver fora do país, deverá obter uma declaração de comparecimento em uma representação diplomática brasileira, e encaminhá-la a unidade de Recursos Humanos do seu órgão de vinculação. O recadastramento é anual e obrigatório.