Durante a noite de ontem, a ex-primeira-dama Marisa Letícia apresentou uma piora no estado de saúde. Exame constatou ausência de fluxo cerebral
Marisa Letícia foi internada em 24 de janeiro, após sofrer um acidente vascular cerebral
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu nas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (2/2), que a família autorizou os procedimentos preparativos para a doação de órgãos da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, 66 anos. No início da noite desta quarta-feira (1°/2), ela teve uma piora no seu quadro clínico e voltou a ser sedada, segundo informou o médico Roberto Kalil Filho, chefe da equipe do Hospital Sírio-Libanês que cuida de Marisa.
As equipes médicas realizaram nesta manhã um exame chamado doppler transcraniano, que constatou que a ex-primeira-dama tem ausência de fluxo cerebral. As informações constam no boletim médico mais recente, divulgado nesta manhã pela unidade médica (leia abaixo).
Nesta madrugada, o cardiologista da família Lula, Roberto Kallil Filho, reuniu os jornalistas na porta do Sírio Libanês, para dar a declaração de que o quadro de saúde havia se agravado. Segundo o médico, as duas últimas horas foram muito delicadas e complicaram a saúde da ex-primeira dama.
Apoio
Ao se manifestar no Twitter, o ex-presidente Lula agradeceu as manifestações de carinho com a ex-primeira-dama. “A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos”, diz o texto.
A notícia da autorização dos procedimentos preparativos para a doação dos órgãos causou comoção na internet. Cerca de 20 minutos após o comentário na página oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais de 23 mil pessoas manifestaram apoio à Marisa Letícia. Nos comentários, muitos desejam força a Lula. “Força, meu eterno presidente! Eu sei bem como é essa dor incurável de perder alguém que tanto amamos. Muita luz e paz para você e sua família”, disse um apoiador. “Muita força e paz, sr. presidente! Receba meu respeito e admiração”, disse outra pessoa.
Leia a íntegra do boletim médico do Hospital Sírio-Libanês:
Boletim Médico – Marisa Letícia Lula da Silva
Publicado em 02/02/2017 10:25
A paciente Marisa Letícia Lula da Silva permanece internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês. Na manhã de hoje foi realizado Doppler transcraniano, sendo identificada ausência de fluxo cerebral.
Diante do resultado, com autorização da família, foram iniciados procedimentos para doação de órgãos.
As equipes que a acompanham são:
Coordenação – Professor Dr. Roberto Kalil Filho
Neurologia Clínica – Professor Dr. Milberto Scaff
Neurocirurgia – Dr. Marcos Stávale
Neurorradiologia – Dr. José Guilherme Pereira Caldas
Com informações de Jacqueline Saraiva e Rodolfo Costa