O escritor, pensador e poeta Antônio Zacarias, traz uma pequena homenagem ao último XERIFE da Fronteira de Guajará-Mirim.
Apresento aqui um pouco da história de João Raimundo Lins Dutra (O João Pomba), muitos O consideram UM MITO, outros o tem como UMA LENDA.
Quem viveu às décadas de 80/90/2000, saberás que existiu um POLICIAL na cidade de Guajará-Mirim que combateu o tráfico de drogas, principalmente o tráfico da cocaína.
Guajará-Mirim é um dos 52 municípios de Rondônia, é o segundo mais antigo e o oitavo maior em população. Está localizado na região oeste do estado, e fica cerca de 330 km da capital Porto Velho.
João Pomba ganhou destaque por ser o MAIOR APREENDEDOR de drogas da AMÉRICA LATINA. Sua fama ganhou notoriedade até mesmo no EXTERIOR.
Com tantas apreensões de drogas e prisões de centenas de traficantes, não era fácil para quem arriscava vim ao país vizinho no intuito de passar por Guajará de posse das drogas.
Ser bandido e traficante nos dias do império de João Pomba, passou a ser um terror nas mentes daqueles que se intitulavam traficantes ou mulas.
Muitas histórias macrabas são contadas por populares que vivenciaram e presenciaram os dias de atuação desse POLICIAL.
Existem vários boatos, um deles é o mais comum de suas operações, onde o indivíduo só de ser abordado já tremia na base aponto de urinar nas calças. Esse e tantos outros comportamentos eram expressados pelos homens fora da LEI, acredita-se que muitos já viviam com antecedência a suposta sena de terror em suas mentes horas antes de encontrar-se com “JOÃO POMBA E SEU PESSOAL”.
Eu morei um tempo em Porto Velho, capital do estado. Lembro que sempre que eu falava ser de Guajará-Mirim, muitos me interrogavam a cerca de João Pomba, se eu o conhecia, se ele andava sempre com seguranças, se seu carro era blindado etc.
Enfim, muitos O tinham como um grande e temido homem na cidade fronteiriça.
Como admirador desse grande homem que temos em nossa ilustre cidade, não vou estender-me com relatos de sua jornada que duraram pelo menos três décadas.
Mas quero HOMENAGEÁ-LO e CONDENCORÁ-LO como um dos cidadãos que contribuiu para nossa HISTÓRIA, contribuiu para nossa POLÍCIA CIVIL, contribuiu para o nosso ESTADO e por quê não dizer para o nosso BRASIL?
O combate às drogas não só interferem no desenvolvimento cultural e local de uma cidade, mas também interfere no futuro de uma juventude.
Como dizia o próprio João Pomba:
“A juventude que é o futuro do BRASIL tem que se precaver com relação à droga. Do jeito que tá, não pode continuar, se não essa juventude não vai ter condição de chegar junto”
Talvez você é um guajaramirense nato e desconhece, mas temos um personagem real em nosso meio, temos um dos melhores POLICIAL que o Brasil já teve em suas inúmeras corporações.
Eu, Antônio Zacarias, cidadão guajamirense, morador do bairro próspero, venho a público externar meu total agradecimento pelo seu empenho e por todos os feitos que contribuíram para nossa população, OBRIGADO!!!!
FONTE,
Antônio Zacarias
(às imagens foram retiradas do Google)