Cadáver escapa de Rabecão em estrada carroçável (Km 70)
Início da década de 80. Era noite quando a equipe de plantão no Instituto de Criminalística foi comunicada da ocorrência de um homicídio na vila de Jaci Paraná a 70 Km de Porto Velho/RO. Os peritos de plantão solicitaram a minha companhia e de pronto atendi. Como naquele momento Porto Velho não poderia ficar descoberta, pois tínhamos somente um Jeep Gurgel, na qualidade de diretor e perito, resolvi ir para Jaci Paraná no Rabecão em companhia do motorista e do fotógrafo.
Em lá chegando por volta de Meia-noite debaixo de chuva torrencial, após o levantamento pericial realizado no local do homicídio, o cadáver de um homem aparentando 40 anos foi colocado em das urnas do Rabecão e em seguida retornamos para Porto Velho, com a chuva incessante, e muitos buracos na estrada, cujas urnas chacoalhavam produzindo barulho, mesmo assim, continuamos retornando quando observamos à margem direita da estrada, uma espécie de barraca onde paramos e resolvemos tomar um café.
Em face da buraqueira e ainda chovendo, falei para o motorista olhar se estava tudo normal na parte posterior do Rabecão, qual foi a nossa surpresa, o cadáver não se achava mais no Rabecão, a porta do lado em que se achava o mesmo, aberta só o lugar vazio. Imediatamente tivemos que voltar a aproximadamente 6 Km e para nossa sorte avistamos através dos faróis do carro, o cadáver ainda dentro da urna metálica totalmente encoberto pela água da chuva, na posição paralela à margem da estrada, sob o risco de rolar numa ribanceira.
Sem outra alternativa, recolocamos a urna juntamente com o falecido no Rabecão, reativamos a tranca e paramos novamente na barraca onde tomamos mais um café depois de procedermos a segurança das portas do fundo do Rabecão através de uma corrente metálica e arame. Isto feito, continuamos o retorno para Porto Velho onde no IML deixamos o cadáver por volta de sete horas da manhã, cumprindo assim, os ossos do ofício.
Bacharel Francisco Ribeiro Lima
Delegado/Policia/Perito Criminal
Ex-Território Federal de Rondônia