Jesus Antonio de Oliveira Gomes
Certa feita chegando à cidade de Guajará-Mirim, já por volta das 20 horas, sem sequer dar uma boa noite ao comissário Jesus Antonio de Oliveira Gomes e aos demais plantonistas, o então secretário da Segurança Pública, com o seu jeito bem sisudo, já foi entrando para o interior da delegacia para assim vistoriar as instalações, quando então o Antonio Pescoção, como era mais conhecido, surpreso com aquela invasão foi logo dizendo: ‘Ei moço alto lá, para onde pensa que vai?”, Humberto diante do que acabara de ouvir virou-se e olhando feio para Pescoção, bradou: ‘Alto lá você rapaz, eu sou Dr. Humberto Morais de Vasconcelos, secretario de Segurança e, portanto seu chefe’. Pescoção não se deu por vencido e rebateu:; ‘Não o conheço, portanto se identifique, apresentando as suas credenciais, pois senão não vai entrar de jeito nenhum’.
Verificando que a parada estava bem difícil diante da dureza apresentada pelo policial Pescoção, Humberto com cara de poucos amigos, não teve alternativa outra alternativa senão apresentar as suas credenciais e com cara de poucos amigos, adentrar na repartição.
Na saída Humberto Morais para não se dar por vencido, de passagem e olhando de soslaio, disse para o comissário Pescoção: ‘Ei rapaz, aprenda a trabalhar, não gostei do seu jeito não’, o que ato contínuo Pescoção, quem sabe até para desanuviar o clima respondeu: ‘Pois eu gostei muito do senhor, que é uma pessoa civilizada e obediente, tanto que até se identificou’.
Nem é necessário dizer que Humberto deixou a delegacia fumegando de raiva e Pescoção só escapou da degola que era muito comum na época, tendo em vista que não tinha cometido nenhuma ilegalidade ou insubordinação e sim cumprido de forma correta o seu dever como comissário plantonista.
Difícil foi no dia seguinte a tal acontecimento Antonio Pescoção se explicar ao Delegado Américo Abiorana, depois de ele Américo levar uma reprimenda logo cedo, chamado que foi ao hotel onde Humberto Morais estava hospedado.
Oportunamente voltarei com mais histórias do ex-secretário Humberto de Morais Vasconcelos.