Estive por uma semana no Estado de Rondônia e ali consegui rever dezenas de colegas, tanto no almoço oferecido pelo nosso órgão de classe, o Sinpfetro, na pessoa do seu presidente Airton Procopio e também pelo Sindicato dos Policiais do Estado, o Sinsepol na pessoa do seu presidente Rodrigo Marinho.
Em ambos os eventos, fui cumprimentado e abraçado por aqueles que trabalharam comigo ao longo de 25 anos e por muitos outros, que foram meus alunos na Academia de Polícia.
Outro fato interessante, é que muitos amigos e colegas, que não puderam comparecer aos almoços oferecidos, fizeram questão de me procurar no nosso Sindicato e muitos do interior do Estado, me contactaram para saber se eu porventura eu iria descer a BR 364, que atravessa aquele Estado.
Retorno à Paraiba muito feliz e certo que deixei naquela minha segunda terra natal, muito mais do que colegas, deixei amigos fiéis, conquistados durante tempos bem difíceis da nossas vidas, atuando todos como verdadeiros bandeirantes modernos na transformação e consolidação do novo Estado da Federação e o fazendo, exatamente numa das áreas mais difíceis, a da segurança pública.
Como diz a letra do hino de Rondônia, fomos sentinelas avançados e destemidos pioneiros. Obrigado a esses companheiros de jornada. Pedro Marinho