- Nota das entidades da Polícia Federal repercute na mídia
Fonte: O GloboAs principais entidades de classe da Polícia Federal aproveitaram o aniversário de 78 anos da corporação para cobrar o governo Bolsonaro sobre a restruturação das carreiras policiais, o que viabilizaria um reajuste de salários. O documento é assinado pela Associação dos Delegados da PF, Associação Nacional dos Peritos Federais, Federação Nacional dos Policiais Federais e Federação Nacional dos Delegados da PF.
No comunicado, as associações “manifestam preocupação quanto à valorização e ao reconhecimento de todo seu efetivo” e dizem que estão em “estado de alerta”. A nota diz que os recordes alcançados pelos policiais federais “não têm se refletido no devido reconhecimento”.
As entidades citaram ainda que o próprio Bolsonaro assumiu publicamente “o compromisso de corrigir injustiças com as polícias da União”. Em dezembro, o presidente falou sobre a reestruturação da PF. A proposta, no entanto, encontra resistência da equipe econômica.
No documento, as associações afirmam que o prazo para encaminhar a reestruturação está chegando ao fim, “aumentando a angústia das forças de segurança federais”. A avaliação das entidades é que a medida provisória com aproposta de reestruturação da carreiras e reajuste salarial precisa ser encaminhada à Câmara dos Deputados até o fim desta semana para que ainda dê tempo de a iniciativa prosperar.
Como Bolsonaro está no último ano de mandato, a reestruturação só pode ser feita no primeiro semestre, devido à lei de