:
Embalada pelo relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeira) que aponta movimentações financeiras ‘atípicas‘ de Lula, a oposição no Congresso vai reforçar a artilharia pesada que tem disparado contra o ex-presidente, e vai se empenhar nesta semana para convocar ele, os ex-ministros da Casa Civil Antônio Palocci e Erenice Guerra, e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, à CPI do BNDES; “Todos os elementos apontam para a importância de ouvi-los e eles poderiam aproveitar a oportunidade para esclarecer essas movimentações incompatíveis. Há indícios de movimentações suspeitas e o relatório parece bastante incisivo”, diz o deputado Miguel Haddad (PSDB-SP), que é membro da CPI
Brasília 247 – Embalada pelo relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeira) que aponta movimentações financeiras ‘atípicas‘ de Lula, a oposição no Congresso vai reforçar a artilharia pesada que tem disparado contra o ex-presidente, e vai se empenhar nesta semana para convocar ele; os ex-ministros da Casa Civil Antônio Palocci e Erenice Guerra; e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, à CPI do BNDES.
Os opositores ficaram ainda mais animados após reportagem da revista ‘Época‘ deste final de semana, que diz que Lula, Erenice, Palocci e Pimentel teriam feito operações financeiras com movimentações de R$ 300 milhões. Eles integram um grupo de 103 pessoas que movimentaram meio bilhão de reais ‘de forma suspeita‘, segundo a publicação da revista da Globo. O relatório do Coaf, ainda segundo Época, foi enviado pelo banco à CPI do BNDES.
Com assentos na CPI, os deputados do PSDB e do SD pedirão que sejam colocados em votação requerimentos para convocar Lula, Palocci e Pimentel.
“Todos os elementos apontam para a importância de ouvi-los e eles poderiam aproveitar a oportunidade para esclarecer essas movimentações incompatíveis. Há indícios de movimentações suspeitas e o relatório parece bastante incisivo”, diz o deputado Miguel Haddad (PSDB-SP), que é membro da CPI.
Ele disse a O Globo que um dos requerimentos de convocação do ex-presidente Lula é de sua autoria e que pedirá uma reunião da comissão nesta semana para votá-lo.
Também membro da CPI, o deputado Augusto Coutinho (SD-PE) pedirá acesso à integra do relatório do Coaf remetido à comissão.
“É fundamental que a gente tenha acesso a esses documentos para constatar o que há de suspeito, efetivamente. Vou sugerir ao presidente na terça-feira que coloquemos requerimentos de convocação em votação”, diz o pernambucano.