O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta terça (5) “ver com bons olhos” a ideia de antecipar as eleições para outubro deste ano como forma de resolver a crise política do país; ele sugere que o novo pleito englobe todos os cargos eletivos: presidente, governadores, senadores e deputados, além de prefeitos e vereadores, que já ocorrerão normalmente; “Se a política não arbitrar saídas para o Brasil, nós não podemos fechar nenhuma porta, deixar de discutir nenhuma alternativa, nem essa de eleição geral ou fazer uma revisão do sistema de governo e identificarmos o que há de melhor no parlamentarismo e no presidencialismo”, afirmou
247 – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta terça-feira (5) “ver com bons olhos” a ideia de antecipar as eleições para outubro deste ano como forma de resolver a crise política do país. Ele sugere que o novo pleito englobe todos os cargos eletivos: presidente, governadores, senadores e deputados, além de prefeitos e vereadores, que já ocorrerão normalmente.
“Se a política não arbitrar saídas para o Brasil, nós não podemos fechar nenhuma porta, deixar de discutir nenhuma alternativa, nem essa de eleição geral ou fazer uma revisão do sistema de governo e identificarmos o que há de melhor no parlamentarismo e no presidencialismo”, afirmou.
A ideia de se antecipar as eleições presidenciais começou a ganhar força recentemente. Um bloco de nove senadores do PSB, PPS e Rede já iniciaram uma articulação para levar a tese adiante. Eles se reúnem nesta terça para fechar uma posição em bloco e avaliar como a proposta pode ser levada ao Congresso.
Questionado se acredita na possibilidade de o Congresso aprovar uma mudança na Constituição que viabilize a antecipação das eleições, Renan disse não saber se isso pode acontecer. “Se vai ser aprovada ou não, nós não sabemos, mas acho que temos que guardá-la como alternativa”, disse.