Airton fala do arquivamento do inquérito contra o senador Jucá e da doença do mesmo

WhatsApp
Facebook
Twitter

Airton Procópio demonstrou grande satisfação, ao tomar conhecimento que o Ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, mandou arquivar o inquérito que tramitava contra José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá por possível obstrução a Justiça.

O ministro Fachin, decidiu arquivar o inquérito que apurava a suposta tentativa dos senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros e do ex-presidente José Sarney de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.
O arquivamento havia sido pedido em setembro pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, após a mesma solicitação ter sido feita pela Polícia Federal, que alegou insuficiência de provas. O arquivamento foi deferido pelo ministro com fundamento na ausência de provas suficientes de prática delitiva.

A respeito do fato, Airton Procópio demonstrou contentamento no que diz respeito ao senador Romero Jucá, um amigo e benfeitor dos policiais dos ex-territórios, em razão da amizade que nutre pelo colega de Roraima Sadislei Andrade e também pelo próprio Airton, em virtude das muitas tratativas que ambos tiveram nos últimos anos com Jucá, buscando de resolver pendências e assuntos do interesse comum dos policiais, principalmente no final do ano passado quando formos surpreendidos com a nossa ausência do reajuste do chamado ‘Carreirão’ que equivale a 90% do efetivo dos servidores e logo depois também esquecidos no projeto de lei de reajuste da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, tudo indicando que como havia acontecido no Governo Lula, quando foi concedido 30% divididos em três anos, para todos os servidores.

Naquela oportunidade em razão de forças estranhas ficamos de fora, sendo o então Presidente Valdir Vargas sido obrigado a conseguir em Brasília as duras penas uma nota técnica, estendendo o beneficio para nós policiais, porém um depois um Procurador Federal do Amapá, não concordando com o reajuste sem uma lei autorizativa, instaurou um processo civil, solicitando a imediata suspensão do citado reajuste e ainda a devolução de todo dinheiro recebido, o que só não aconteceu, tendo em vista que Valdir com muita força e prestigio conseguiu colocar um artigo tratando do nosso reajuste numa medida provisória, que não tinha nada a ver conosco, nem com reajuste salarial, sacramentando assim o reajuste que estava para ser retirado.

No ano passado, aparentemente iriamos ser esquecidos mais uma vez e então passarmos os mesmos apuros, o que ocasionou várias viagens a Brasília e vários encontros com o senador Jucá, Senadora Sandra Portela, também de Roraima e com os nossos representantes na Câmara Federal e com os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgaz. Nos encontros com o líder do Governo Romero Jucá, o mesmo sempre procurava dar segurança a Airton e os outros sindicalistas, dizendo que estaria trabalhando e que os policiais não seriam esquecidos, mas sempre pairava a duvida no ar, já que não se tinha nada de concreto.

Finalmente em meados de novembro, ainda muito cedo da manha Romero Jucá chamou ao Palácio do Planalto, apenas Sadislei Andrade e Airton Procópio e ali o ministro do Planejamento Dyogo Oliveira, pedindo a máxima discrição, mostrou o anteprojeto da medida provisória e as tabelas, com a inclusão dos policiais dos territórios junto aos diplomatas, técnicos do Banco Central, do Ministério do Trabalho e da Receita, informando que posteriormente a mesma seria publicada, mas que eles Airton e Sadislei não fizessem nenhuma divulgação, pois existiam pessoas que poderiam boicotar os nossos interesses, tendo os mesmos, cumprido fielmente o que haviam prometido as citadas autoridades, até que ocorreu a publicação já no final do ano, mais precisamente no dia 29 de dezembro e depois toda aquela luta na Câmara Federal e no Senado, cuja aprovação só aconteceu no ultimo dia graças, a Romero Jucá que mesmo contra vontade do presidente Eunicio Oliveira, pautou a medida provisória que foi aprovada no prazo fatal, concedendo reajuste para os próximos três anos, ou seja, 2017, 2018 e 2019.

Outro motivo de preocupação foi a noticia na semana que passou da doença do Jucá que estaria acometido de diverticulite, o que também preocupou bastante tendo Airton entrado em contato com Sadislei, que na casa do senador ficou acompanhando o seu estado de saúde e repassando para ele Airton.

O senador já esteve em São Paulo no Hospital Albert Einstein onde realizou uma bateria de exames, estando Sadislei e Airton acompanhando de perto, pois já vinham mantendo com Jucá tratativas sobre o nosso reajuste salarial, cuja segunda parte estava previsto para janeiro e que agora o Governo deseja adiar, possivelmente para o mês de Julho, bem como com ralação a reestruturação da carreira policial federal, que se encontra em discussão no Congresso Nacional e que já se encontra sendo acompanhada por Airton e colegas dos outros tres ex-Territórios, para que tais mudanças não traga prejuízos para a nossa categoria.

Airton tem consciência que existem entre os prejudicados com relação ao reajsute de 2018, categorias com grande poder de fogo, como os policiais federais, técnicos do Tesouro e do Banco Central, mas nem por isso deixou de se movimentar, buscando junto ao Líder do Governo e também com Valdir Raupp e outros um caminho menos traumático para todos nós e portanto tal trabalho já iniciado não pode sofrer solução de continuidade.

Por tudo isso Airton com alegria toma conhecimento do arquivamento desse inquérito e junto com Sadislei e outros colegas dos ex-Territórios torcem para que Jucá se restabeleça completamente, pois se trata de uma figura que vai nos ajudar muito nessa busca do reajuste e em outras lutas futuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Presidente do Sinpfetro denuncia golpe contra sindicalizados utilizando nome de advogado
ALERTA MÁXIMO: Presidente do Sinpfetro denuncia golpe contra sindicalizados utilizando nome de advogado
IMG-20250820-WA0133
Ministro Waldez Gois, recebe sindicalistas dos ex-Territórios
Diretores do Sinpfetro, recebem DIretores do Sinpol
Igreja
Juscelino Moraes do Amaral é homenageado pelo 5° BEC.
Juscelino Moraes do Amaral é homenageado pelo 5° BEC.
Juscelino Moraes do Amaral é homenageado pelo 5° BEC.
Policial Coruja é Homenageado pelo 5º BEC em Cerimônia Comemorativa 2
Policial Coruja é Homenageado pelo 5º BEC em Cerimônia Comemorativa
Screenshot_20250729_172005_Gallery
Novas mudanças nos aptos do Sinpfetro
Screenshot_20240305_093343_Gallery
Unimed - Vagas disponiveis para aulas de danças

Últimas do Acervo

Screenshot_20250815_082944_WhatsApp
Luto - Raimundo Nonato Ribeiro - Mão Grande
Screenshot_20250608_200007_WhatsApp
Luto - Jean Fialho Carvalho
Screenshot_20250510_164254_Facebook
Luto - Heloisa Brasil da Silva
Screenshot_20250416_120604_Facebook
Luto - Paulo Afonso Ferreira
Screenshot_20250317_110142_Chrome
Luto - Morre o Cel. Walnir Ferro
Screenshot_20250314_174025_WhatsApp
Homenagem do Tribunal de Justiça de Rondônia, a sindicalizada, Maria Ivanilda de Andrade
Screenshot_20250314_130349_Facebook
GUERREIRAS DA LEI: HONRA E CORAGEM DAS MULHERES POLICIAIS CIVIS
FB_IMG_1740562478358
HOMENAGEM "POST MORTEM" AO DR. JOSÉ ADELINO DA SILVA.
Screenshot_20250114_065730_Chrome
Quatro anos do falecimento do colega José Rodrigues Sicsu
Screenshot_20250111_050851_Gallery
Dois anos do falecimento do colega Dativo Francisco França Filho

Conte sua história

Screenshot_20250314_130349_Facebook
GUERREIRAS DA LEI: HONRA E CORAGEM DAS MULHERES POLICIAIS CIVIS
20220903_061321
Suicídio em Rondônia - Enforcamento na cela.
20220902_053249
Em estrada de barro, cadáver cai de rabecão
20220818_201452
A explosao de um quartel em Cacoal
20220817_155512
O risco de uma tragédia
20220817_064227
Assaltos a bancos continuam em nossos dias
116208107_10223720050895198_6489308194031296448_n
O começo de uma aventura que deu certo - Antonio Augusto Guimarães
245944177_10227235180291236_4122698932623636460_n
Três episódios da delegada Ivanilda Andrade na Polícia - Pedro Marinho
gabinete
O dia em que um preso, tentou esmurrar um delegado dentro do seu gabinete - Pedro Marinho.
Sem título
Em Porto Velho assaltantes levaram até o pesado cofre da Padaria Popular