


A questão relativa às carteiras funcionais dos policiais civis do ex-Território é uma demanda de mais de duas décadas, infelizmente sem maiores avanços, em razão, principalmente, da burocracia e de certa má vontade de alguns setores nos mais diversos governos.
Mais recentemente, em razão das muitas visitas às autoridades do Executivo em Brasília, bem como junto à classe política, dentre eles os influentes senadores Confúcio Moura e Randolfe Rodrigues e, principalmente, os contatos no Ministério da Inovação em Serviços Públicos-MGI, com importantes assessores daquele Ministério, José Lopez Feijóo, presidente da CEEXT, João Cândido de Arruda Falcão, o diretor da Decipex, Marco Aurélio Alves da Cruz, Dr. José Carlos, mais cinhecido por Zeca, que é Cordenador do Digep de Rondônia, Amapá, Roraima e Acre foi criado um grupo de trabalho para resolver tal impasse e assim finalmente serem expedidos os citados documentos, conforme documento anexo.
Em razão da necessidade de se fazer várias viagens a Brasília, levando em conta a disponibilidade, a praticidade e a economia, foi escolhido o experiente colega Sadisley Andrade, do Sinpol/RR, que fará parte do grupo de trabalho, para assim ultimar tal demanda, conforme documento anexo, representando ele, Sadisley, os colegas dos demais ex-territórios, a quem se reportará sempre.
Eis a formação do Grupo que vai trabalhar para o cumprimento da Lei 12.269/2010, formado por servidores do Ministério da Inovação em Serviços Públicos-MGI, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Instituto Nacional de Identificação/DPF, incumbidos de viabilizar a emissão das Carteiras Funcionais a serem emitidas pelo Governo Federal aos Policiais Civis Federais ATIVOS e INATIVOS dos extintos Territórios de Roraima, Amapá, Rondônia e Acre.
Na semanapassasa, já foi realizada um encontro preliminar com a presença de dois membros da comissão e outros interessados, dentre eles o colega Jose Nilton, que se encontrava na Capital Federal, sendo a reunião presidida pelo Dr. Joselito, sendo na oportunidade marcada uma reunião online do grupo, para o dia 10 de dezembro vindouro.
O presidente do Sinpfetro, Airton Procopio, que há anos luta por essa questão, observa com satisfação e ansiedade, que, em razão das muitas ligações amistosas feitas no MGI, com várias autoridades, quando das tratativas do nosso reajuste salarial, bem como com diversas autoridades legislativas com bastante influência junto ao Governo, tal assunto estará resolvido em breve.
Airton, imagina que, se não houver nenhum contratempo, no início do próximo ano finalmente essas carteiras funcionais estarão sendo expedidas e desde já agradece ao ex-presidente do Sinpfetro Valdir Vargas, que trabalhou arduamente em busca desse importante documento e também ao diretor de Imprensa do Sinpfetro, Pedro Marinho, responsável pelo anteprojeto da carteira policial e que depois, para agilizar a tramitação foi incluída num outro projeto, pelo então deputado Mauro Nazif e finalmente trsnsformada em lei, agradecer ainda aos colegas dos Sinpol/RR, Sinpol/Acre, SinpolAP e também ao Sinpol/RO, a união e o apoio permanente nessa e outras demandas.