Depois de muita insatisfação entre os servidores federais após o Governo apresentar ao Congresso uma proposta de Orçamento para 2024 sem prever espaço para o reajuste prometido, o governo tem agora intenção de alocar parte dos recursos adicionais que podem ser liberados em maio do próximo ano para cumprir o compromisso com as categorias.
Esses recursos extras serão disponibilizados em maio para despesas adicionais caso a receita no próximo ano exceda as estimativas do Orçamento formuladas neste ano. De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a ideia é reservar uma parcela desses fundos para um reajuste aos servidores em 2024.
Está previsto no arcabouço fiscal R$ 15 bilhões em despesas para 2024, se a meta for atingida, se houver receita suficiente. No último reajuste concedido de 9%, os recursos disponíveis eram de R$ 15 bilhões.
O que discuti internamente no governo é que, se esse valor existir, parte dele, não todo, será destinado aos servidores “, explicou a ministra. A mesma ainda descarta reajuste linear e fala de reestruturacao de algumas categorias, cuja palavra vem sendo utilizada desde o Governo anterior e nada mais é, do que um artifício para beneficiar umas poucas categorias em detrimento da maioria dos servidores.
O Presidente do Sinpfetro Airton Procopio, acompanha tal demanda desde o último reajuste em junho passado, e agora o que deverá acontecer no ano de 2024, pois o servidor público sofreu graves perdas nos ultimos cinco anos e agora todos esperam que essas perdas sejam minimizadas para todos e não apenas para uma minoria de servidores se utilizando esse pretexto de reestruturação.
Ao final informa Airton que vai continuar acompanhando a questão do orçamento na expectativa de recursos para o reajuste de 2024.
Uma resposta
É muito importante o acompanhamento dos sindicatos no processo de reestruturação das categorias, graças a Deus nos temos um presidente atuante no que diz respeito os interesses dos sindicalizados fiquemos atentos a novas notícias. Avante Simpfetro.