Foto: Regis Filho: Data: 22/03/2013
Editoria: Brasil
Reporter: Marta Bonaldo
Local: Sao Paulo, SP
Pauta: Presidente do Banco Central
Personagem: Alexandre Tombini, Presidente do Banco Central
Setor: mercado financeiro, gestao de financas publicas
Foto: Regis Fil
Comitê de Política Monetária, liderado por Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, decidiu interromper o ciclo de aperto monetário; por seis votos a dois, o Copom manteve a taxa Selic em 14,25% ao ano, o que surpreendeu os analistas, que esperavam aumento de 0,5 ponto percentual; eventual aumento dos juros aprofundaria a recessão e aumentaria as despesas do governo federal com o serviço da dívida pública; amanhã, Tombini deverá receber uma enxurrada de críticas de agentes do mercado financeiro
Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil
Pela quarta vez seguida, o Banco Central (BC) não mexeu nos juros básicos da economia. Por seis votos a dois, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve hoje (20) a taxa Selic em 14,25% ao ano. A decisão surpreendeu os analistas, que esperavam aumento de 0,5 ponto percentual.
Os juros básicos estão neste nível desde o fim de julho. Com a decisão do Copom, a taxa se mantém no nível de outubro de 2006. A Selic é o principal instrumento do BC para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).