LULA FEZ TUDO PARA FUGIR, MAS NÃO ESCAPOU DO JUIZ DO PARANÁ
O ex-presidente Lula perdeu a longa batalha para não correr o risco de ser julgado por Sérgio Moro, rigoroso magistrado que é titular da 13ª Vara Federal de Curitiba: o ministro Teori Zavascki devolveu ao juiz os inquéritos que investigam ocultação de patrimônio e possíveis benefícios recebidos de empreiteiras investigadas na Lava-Jato, incluindo o sítio de Atibaia, o tríplex no Guarujá e pagamentos de valores à empresa LILS Palestras.
Zavascki apenas retirou dos autos o diálogo entre Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff, mas manteve todas as demais gravações de telefonemas, por ordem judicial, que poderão ser usadas no inquérito e eventual ação penal, mantido sigilo em relação a terceiros.
Além de Lula, estão sendo intimadas a mulher dele, Marisa Letícia; o executivo Leo Pinheiro, da OAS, e os sócios do sítio de Atibaia, Jonas Suassuna Filho e Fernando Bittar. Sérgio Moro já estabeleceu prazo de cinco dias para apresentar os pedidos que tinham encaminhado ao STF e apresentarem as procurações de seus advogados.
Na sexta, Zavascki, enviou para a Justiça Federal de Brasília a denúncia de obstrução de Justiça contra Lula por suposta tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Também são processados o ex-senador Delcídio do Amaral, que disse estar a mando do ex-presidente, e outras cinco pessoas.