O comunicado da Odebrecht que está disposta a fazer colaboração “definitiva” com a Justiça tem uma segunda leitura, segundo interlocutor direto da empreiteira: dizer que a casa literalmente “caiu”.
POLVO
De acordo com a mesma fonte, que tem acesso direto à cúpula da construtora, não seria uma ameaça, mas apenas um aviso de que a força-tarefa da Operação Lava Jato chegou ao coração do caixa dois da empresa, o que poderia atingir não apenas quase todo o universo político, mas também setores do Judiciário, da diplomacia, dos militares e até do Ministério Público.
POLVO 2
Segundo o interlocutor, a lista de mais de 300 políticos e duas dezenas de partidos divulgada anteontem pela Polícia Federal seria apenas um leve aperitivo do que os arquivos da Odebrecht podem conter. Ele lembra que se trata de um papel que estava na casa de um diretor de segundo escalão da empreiteira.
POLVO 3
Há inclusive uma aposta de que, de tão abrangente e explosiva, a Lava Jato poderia caminhar inclusive para uma operação “abafa”.
BOWIE DO PARÁ
Misturando tecnobrega, pop e carimbó, o cantor Jaloo, 28, tem ganhado espaço na cena de música eletrônica. O paraense ficou conhecido há cerca de cinco anos ao publicar vídeos na internet imitando divas pop. Logo foi incorporado pelo mercado: lançou em 2015 seu primeiro disco pela Skol Music, com direção artística de Carlos Eduardo Miranda.
Para o visual psicodélico, ele busca referências que vão de tribos indígenas ao rap sul-africano. Cita David Bowie, Björk e Madonna. “Cada disco deles possui um visual diferente, uma nova história a ser contada”, diz ele, que prepara seu segundo álbum e fará show hoje na Casa do Mancha, em SP.
BANDEIRA
As adesões a movimentos anti-PT no Facebook na semana passada foram muito maiores do que as curtidas em páginas do partido, segundo pesquisa da plataforma de monitoramento SocialBakers. O número de pessoas que passaram a seguir pelo menos alguma comunidade contrária à sigla cresceu 124% em relação à semana anterior, enquanto a adesão a perfis petistas subiu 51%.
Executivos da Odebrecht prometem entregar Lula e campanha de Dilma à Operação Lava Jato
Lava Jato: Planilhas da Odebrecht têm políticos que não se candidataram em 2012 ou 2014
BANDEIRA 2
O estudo acompanhou sete grupos anti-PT (entre eles, Revoltados On Line e Movimento Endireita Brasil). Do lado do partido, foram monitorados os perfis oficiais do PT, de Lula e de Dilma Rousseff.
TEATRO VIVO
A peça “Blanche”, de Antunes Filho, teve estreia na quarta (23), no Sesc Consolação. Stella Prata, Marcos de Andrade e Andressa Cabral fazem parte do elenco. Os atores Tutty Mendes e Jessika Oliva e o jornalista e escritor Álvaro de Moya assistiram ao espetáculo. A arquiteta Clarissa Moraes e a fisioterapeuta Laura Della Negra também estiveram na plateia.
MANDAMENTOS
Formada por líderes de igrejas evangélicas como Sara Nossa Terra, Universal, Assembleia de Deus e Batista, a Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil divulga nota nesta sexta (25) em defesa do juiz Sergio Moro, do combate à corrupção e da punição dos culpados. Assinado também pelo Fórum Evangélico de Ação Política, o texto chama de “uma afronta às instituições” a nomeação de Lula como ministro.
EM ORAÇÃO
“Acreditamos, acima de tudo, que a igreja do Senhor deve recorrer à oração, obedecendo aos princípios bíblicos de orar por aqueles que estão investidos de autoridade para que sejam sóbrios, sábios e justos”, diz a carta.
EM CENA
A atriz Phedra D. Córdoba, 78, vai participar do espetáculo beneficente em prol dela, nesta sexta (25), no Teatro Oficina. A cubana, que precisa de ajuda para pagar seu tratamento de saúde, vai entrar de cadeira de rodas.
ABRINDO AS CORTINAS
O presidente do Santander Brasil, Sergio Rial, recebeu convidados na inauguração do Teatro Santander, na terça (22). O empresário Carlos Jereissati Filho e a atriz Lúcia Veríssimo estiveram no evento, que teve apresentação do musical “We Will Rock You”.
com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI
Folha de São Paulo