Salve o Dia do Delegado de Policia!
Em sendo Delegado de Policia (aposentado) do ex-Território Federal de Rondônia, sempre admitir como uma profissão espinhosa que exige muita habilidade, preparo e sobre tudo dignidade, caráter, psicologia aplicada às relações humanas, assim como da personalidade, com o objetivo de dar proteção ao cidadão de bem de forma legalista no seu convívio em sociedade.
Ser Delegado de Policia é poder acordar e saber que nenhum dia será igual ao outro. Numa hora está dentro de sua sala estudando inquérito, tipificando condutas e encaminhando representações ao Poder Judiciário.
Em outro momento, está nas ruas, cumprindo mandados de busca ou perseguindo criminosos. É saber que não se faz justiça de qualquer jeito, é reunir provas e elementos de informações a cerca do crime dentro dos limites legais.
É fazer cumprir a lei, mesmo que, não raro, você não concorde com ela ou não a considere justa, afinal, o Drlegado de Policia é aplicador da lei e não o seu criador.
Temos que admitir que na conjuntura atual ser Delegado de Polícia é considerado sacerdócio. Ele não faz apenas investigação, ele medeia conflitos. Esse é o papel primordial do Delegado de Policia contencioso, meticuloso e legalista, cumpridor de seu mister em prol da sociedade e do cidadão de bem.
Que o Senhor Jesus blinde com o vosso Manto Sagrado, todos os nossos colegas delegados de policia no cumprimento de seu mister policial. Francisco Ribeiro Lima – Delegado de Polícia