O presidente do Sinpfetro, Airton Procópio, informa que acompanhado do colega de Rondônia, João Batista e dos colegas do Amapá e Roraima e ainda do ex-Governador do Amapá e atual ministro Valdez Goes, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, participou hoje da reunião que ocorreu no Ministério,sendo feita no telão a apresentação de slides de toda documentação sobre a nossa paridade com a PF, usando da palavra, Airton Procopio e os colegas Sadislei Andrade de Roraima e Evandir do Amapá e o Ministro, que defendeu a nossa causa, cuja apresentações agradaram a todos, sendo ainda protocolado uma documentacao muito rico da nossa vinculação, inclusive a produção dos slides, que foi vista na tela explicando a nossa vinculação com a PF.
Da parte do MGI, Dr. José Lopes Feijó, Dr. João Cândido, Dr. Marcos Aurelio, assessores com cargos importantes no Ministerio, sendo o Dr. Feijó, o secretário do MGI, que faz a interlocução direta com os servidores nas demandas referentes a reajustes e outros assuntos.
Ao final, AIrton e os demais da comitiva, sentiram que os participantes gostaram muito da apresentação e entenderam bem a nossa vinculação, porém, como não tinham poder de decisão, foi dito, que o assunto será encaminhado a Conjur e a Ministra Esther Dweck, que tem a palavra final e que brevemente os sindicalistas serão novamente chamados para nova reunião sobre tal demanda.
Foi sugerido na oportunidade, que o Governo faça um parecer estendendo o reajuste ais servidores do ex-territorios, ou envie para o Congresso Nacional uma Medida Provisória, que tem efeito imediato ou até mesmo um projeto de lei.
Foi dito ainda na reunião, se tratar de um pleito referente a uma decisão judicial, embasado, com nota tecnica e pareceres em diversos governo e caso o Governo não resolva administrativamente como se espera, não restará outra alternativa senão buscar a Justiça, para que nosso direito seja cumprido.
Finalmente, Airton faz questão de registrar que, em que pese a demanda não tenha sido resolvida hoje, considera que a reunião foi bem positiva e que compreende a urgência e a ansiedade de todos para uma decisao rapida, porem o Executivo como todos os Poderes da República, tem etapas e estâncias que precisam seres superadas, porém hoje tivemos ate mesmo um ministro de Estado defendendo a nossa demanda e portanto, todos da comitiva ficaram cientes que as explicações dadas foram muito boas e bem convicentes e que os assessores do Ministerio ficaram bem impressionados com tudo que foi dito, com a documentacao e com a produção apresentada no telão e até pediram para juntar e prometeram qye brevemente ocorrerá nova reunião, que Airton espera que seja para decisao final.