Pedro Marinho recebe Comenda da Secretaria de Segurança Pública de Rondônia

O delegado aposentado Pedro Manoel Macedo Marinho foi agraciado com a medalha “Delegado Mauro dos Santos”, maior comenda […]


Pedro Marinho recebe Comenda da Secretaria de Segurança Pública de Rondônia

O delegado aposentado Pedro Manoel Macedo Marinho foi agraciado com a medalha “Delegado Mauro dos Santos”, maior comenda da Polícia Civil que visa condecorar profissionais que prestaram relevantes serviços à corporação. A solenidade foi realizada na manhã de sexta-feira, dia 5, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Calama, em Porto Velho. “Sinto-me bastante honrado com a lembrança do meu nome pelo colegiado do Conselho Superior de Polícia e, claro, faço questão de enfatizar e dividir a honraria com todos os colegas e muito principalmente com aqueles com quem tive a honra de trabalhar mais de perto, pois os trabalhos que foram feitos e que engrandeceram de alguma forma a nossa Polícia Civil feitos realizados em equipe, com os verdadeiros bandeirantes modernos e desbravadores, os policiais do extinto território de Rondônia que, enfrentando todas as adversidades típicas daquela época, realizaram, com competência e denodo, as suas obrigações profissionais, daí entendo, que muitos outros colegas devem oportunamente ser lembrados, pois existem muitos colegas que deram o melhor das suas vidas pela instituição”, disse Marinho. Em razão de outro compromisso já assumido anteriormente, Pedro Marinho não se fez presente ao importante evento, sendo representado por seu filho Rodrigo Marinho.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Ex-Território Federal de Rondônia (Sinpfetro), Airton Procópio, destacou a importância da Comenda, principalmente o reconhecimento ao trabalhado prestado por policiais civis, cuja dedicação e esmero tem sido fundamental para o engrandecimento e o fortalecimento da Segurança Pública no Estado.

“Parabenizo o delegado Pedro Marinho pela homenagem recebida, fato que evidencia os efeitos do trabalho que realizou em prol da Polícia Civil e da Segurança Pública de Rondônia. O Sinpfetro sente-se honrado porque Pedro Marinho é um de seus diretores”, mencionou Airton Procópio, estendendo os parabéns aos demais agraciados com o a Medalha. Como sindicalista Pedro Marinho foi Diretor Financeiro do Sinpfetro, por três mandatos consecutivos, e atualmente é Diretor de Imprensa do Sindicato.

No início de sua carreira profissional, Pedro Marinho foi gerente de vários hotéis em João Pessoa (PB), Professor de Hotelaria no Senac e promotor de vendas na Varig. Atualmente é Advogado, OAB-PB 12947-B, membro da API – Associação Paraibana de Imprensa, número da carteira 206 e jornalista com registro no Ministério do Trabalho sob nº 3089, e sócio da FENACOM – Federação Nacional dos Comunicadores sob nº165 , colaborando em diversos jornais da Paraíba e Rondônia por mais de 40 anos. Autor do livro biográfico “Joaquim Pereira, Maestro da Orquestra Sinfônica da Paraíba” e do livro “Procissão das Pedras”. Ocupante da Cadeira nº 6 da Academia Paraibana de Música, que tem como patrono o maestro Joaquim Pereira, e membro da Academia Vilhenense de Letras em Rondônia. Quando na ativa, cedido ao Governo da Paraíba, trabalhou como assessor especial no Gabinete Civil do Palácio do Governo e no DETRAN (PB), tendo representado, em várias solenidades públicas, os governadores Antônio Mariz e José Maranhão.

Atualmente se encontra aposentado como delegado de Polícia do Extinto Território Federal de Rondônia, tendo na ativa exercido as suas atividades profissionais na Secretaria de Segurança do Estado de Rondônia, durante 25 anos, tendo sido delegado adjunto do 3º Distrito Policial, titular do 1º Distrito Policial, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio, Titular da Delegacia de Combate aos Entorpecentes, Titular da Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito, Regional da Delegacia de Guajará-Mirim, Diretor do Departamento de Polícia Especializada, Diretor do Departamento de Polícia Metropolitana por quatro vezes e Diretor Geral da Polícia Civil. Atuou ainda como professor de várias gerações de policiais e é autor do Hino Oficial da Policial Civil de Rondônia.

Quando da aposentadoria, recebeu o diploma “Jorge Teixeira de Oliveira”, outorgada pelo Governo do Estado de Rondônia, tendo ainda recebido o título de “Amigo da Cultura”, concedido pela Câmara Municipal de Porto Velho, em razão das publicações na imprensa local, e ainda tendo recebido diversos elogios na ficha funcional pelo trabalho como Delegado de Polícia. Ocupou ainda o cargo de Corregedor-Chefe da Corregedoria Fiscal do Estado, Chefe das Comissões de Processos Administrativo da Samf e, já aposentado, ocupou os cargos de Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia.


Seja o primeiro a colaborar

Deixe seu comentário!

Informe seu nome
Informe seu email