Senador João Capiberibe (PSB-AP) está anunciando o lançamento da candidatura do colega Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) para disputar a presidência do Senado contra Renan Calheiros (PMDB-AL), cuja reeleição, segundo ele, “tornou-se inaceitável” por conta de seu suposto envolvimento com o esquema Petrobras, “embora ninguém saiba, até agora, quem são os parlamentares acusados de favorecimento”, escreve a colunista do 247 Tereza Cruvinel; Capiberibe diz, porém, que “o PSB, com apoio das oposições, só lançará a candidatura de Valadares caso Renan insista em disputar”; “Mas Renan não está com a menor disposição para recuar”, avalia a jornalista
Por Tereza Cruvinel, em seu blog no 247
Primeiro ensaio contra Renan
Começou a articulação da oposição para evitar a reeleição do senador Renan Calheiros a presidente do Senado. O senador Capiberibe (PSB-AP) está anunciando o lançamento da candidatura do colega Antonio Carlos Valadares para disputar com ele no plenário como candidato avulso.
Capiberipe alega que a reeleição de Renan tornou-se inaceitável por parte dos senadores por conta de seu suposto envolvimento com o esquema Petrobrás, embora ninguém saiba, até agora, quais são os parlamentares que foram acusados de favorecimento nas investigações da Operação Lava Jato. Sua articulação é um ardil: ele diz que o PSB, com apoio das oposições, só lançará a candidatura de Valadares caso Renan insista em disputar. Se ele desistir, será respeitado direito de o PMDB, como maior partido, indicar o presidente da Casa.
Manobra interessante porque pode atiçar a ambição de algum peemedebista. Mas Renan, que tem o couro grosso e curtido, não está com a menor disposição para recuar.